terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Arame, Durepóxi e Silver Tape

É assim.
Você percebe, aos poucos e por pequenos detalhes, que é proprietário de um conceito e não de um carro.
Para no posto de gasolina e o frentista:
- Bacana, hem doutor? É 4x4? Sobe até em parede. Lá na roça eu andava muito em um de meu tio.
Vai no eletricista e entra uma velhinha, tia do dono da oficina:
- Olha! Andei muito num destes quando era nova, na fazenda de meu pai! Que saudade!
Você estaciona na garagem do prédio de sua mãe e quando olha da janela seu carro virou Play-ground, com as babás conversando tranquilamente e em paz, enquanto os pimpolhos ligam e desligam todos os botões, dão pulos nos bancos e agarram o volante, sacudindo para frente e para trás!...
Leva o bruto para trocar a borracha do vidro e acaba montando o quadro do pára-brisas porque os funcionários não sabem como fazer e começam a montar errado...
Leva para alinhar e acompanha o serviço todo, explicando que a rosca é contrária, não adianta dar porrada!...
Sua garagem tem sempre uma manchinha de óleo e sempre você escuta relatos de como pode fazer sua reduzida parar de vazar.
Parado no trânsito, tem sempre uma criança no carro da frente que te aponta e fala alguma coisa com o pai, que te dá uma conferida pelo retrovisor.
Sua filha adolescente se recusa a ir para escola nele, pois seu cabelo fica "com cheiro de jipe"!
Sua esposa acha que você é um maníaco - provavelmente ela tem razão.
De vez em quando tem a tentação de mudar tudo e fazer dele um Frankstein, com outro motor, outra caixa outro tudo, mas depois da primeira cerveja, se acalma e percebe que é bom andar devagar e olhando as coisas, é como se ele fosse um freio ao stress diário, um canal que muda sua frequência de AM para FM e te prova que podemos viver com menos pressa... Afinal você não consegue ultrapassar o limite dos radares!... Os outros motoristas te ultrapassam velozmente, com olhares raivosos, pelo menos essa é a impressão... Você segue tranquilo observando a paisagem, seja da cidade ou do campo.
Pressa de chegar? Se tiver pressa, não chega. E se tiver compre um desses modernos, com preço de apartamento de zona sul, que não se sabe se é para ir para festas a noite, demonstrar status ou andar no mato.
Ele foi projetado para um país e época mais calmos, com menos asfalto, mais bucólico.
No sábado, quando você abaixa a capota e leva a meninada para um passeio no mato, surgem várias lembranças - agora, as suas.

É um conceito. Não um carro.
E fique tranquilo, se ele te deixar na mão em algum lugar inóspito, tendo uma Silver Tape, um Durepóxi e um arame, provavelmente você voltará para casa e o entregará aquele antigo mecânico de confiança, na segunda-feira de manhã.
É isso. Você tem um Jeep.
Bem-vindo à turma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário